International Conference Lisbon 2013

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Urban Interventions


O Espaço público é cada vez mais a expressão de um mundo global, onde se diluem os limites entre tempo e espaço, público e privado, real e virtual. Deixou de ser apenas o espaço institucional de representação ideológica, para passar a ser o espaço da apresentação e do espectáculo. 
Apesar da sua evolução, continua a ser o lugar de interacção, de encontro e um símbolo da vida urbana. Nos últimos anos, têm surgido novas dinâmicas criativas que através de pequenas intervenções no espaço público, de carácter efémero ou temporário, vêm introduzir uma nova perspectiva sobre aquilo que é a cidade, o habitar e o urbano. 
Com esta conferência pretendemos reflectir sobre as actuais intervenções urbanas e a sua importância no contexto actual de desenvolvimento das cidades, assim como as relações entre espaço público, esfera pública, arte e arquitectura. Numa altura em que os limites disciplinares se esbatem e surgem novas dinâmicas criativas de actuação e intervenção urbana, procuramos assinalar a importância desta temática no desenvolvimento da cidade contemporânea, assim como no corrente trabalho de artistas, arquitectos, mediadores e planeadores urbanos.

A conferência será composta por três sessões: (i) Espaço Público, Esfera Pública e a Cidade
Contemporânea; (ii) Arte, Arquitectura e Espaço Público; e (iii) Intervenções Urbanas: Mediação e Planeamento Urbano. As sessões serão realizadas em dois dias, e complementadas por um conjunto de intervenções urbanas efémeras, que serão realizadas por alguns artistas na noite do primeiro dia. 

A assistência à conferência corresponde a dois créditos na Ordem do Arquitectos.








Sem comentários:

Enviar um comentário